A popularidade crescente do Arduino tem gerado um verdadeiro fenómeno de Hacking e DIY. Cada vez mais pessoas dão alteram objectos do dia a dia que julgávamos inúteis e obsoletos. No esírito desta cultura, o Toy Hacking caracteriza-se pela alteração da funcionalidade de brinquedos e gadjets, dando-lhe nova vida e usos originais.
Exemplos desta técnica são a reutilização de brinquedos velhos para a criação de novos controlos físicos, a utilização de antigos comandos analógicos como o JoyStick ou o GamePad ou a exploração de brinquedos baratos como dispositivos musicais MIDI. Quanto mais barato for um brinquedo maior é a probabilidade de ser facilmente alterável.
Com esta workshop pretende-se uma introdução o Toy Hacking, ensinando algumas técnicas essenciais. Serão abordados conceitos básicos de electrónia analógica, soldadura e montagem de circuitos eléctricos bem como técnicas identificar pontos de hacking. Durante a workshop serão executados alguns exemplos práticos de modificação de um JoyStick, um GamePad e um brinquedo à escolha.
Sobre o Formador:
Filipe Valpereiro (inmotion.pt) desenha e cria sistemas interactivos com tecnologia wireless, ligando a Physical Computing ao áudio e ao video. Trabalha actualmente na Inmotion onde desenvolve tecnologias interactivas e é docente na Universidade Fernando Pessoa na licenciatura em Engenharia Informática. Ao longo do seu percurso acumulou experiência no desenvolvimento de sistemas de tempo-real onde foi investigador. Actualmente encontra-se a concluir a sua tese de Mestrado em Computação Paralela.
Data: Dias 11 e 12 de Novembro
Horário: 10h - 18h
Número Máximo de Inscrições: 14
Requisitos: Todos os formandos terão que levar o seu computador
Preço:
Workshop + Kit 160€
Links: arduino.cc || inmotion.pt
Mais Informacões e Inscricões:
elemento.indesejado@gmail.com
(+351) 966 137 780
Local:
4it Chiado
Travessa do Cabral, 4
1200 - 075 Lisboa
www.4it.com.pt